Solidariedade ou lobotomia?

Ok, a solidariedade é maneira, gosto da idéia, mas, sinceramente, não entendo qual a intenção por trás da atitude fofa de nosso presidente. Se por um lado eu concordo com a idéia de não financiarmos a Varig — afinal foi ao fundo do poço por má administração mesmo — por outro, discordo totalmente da atitude complacente de Lula acerca da quebra de contrato da Bolívia com a Petrobrás. São dois pesos e duas medidas e o segundo caso não se adequa ao fato de que o Brasil é um país que se pretende capitalista, mesmo que seja um capitalismo pelas beiradas.

Míriam Leitão terminou sua coluna de hoje dizendo que “se Lula negociasse no ABC com a mesma falta de fibra com que defende os interesses do Brasil, ele teria sido a alegria da Fiesp nos anos 70”. É verdade, Lula me pareceu lobotomizado, literalmente.

Para quem não sabe, a lobotomia foi inventada em 1935 e era uma intervenção cirúrgica para pacientes diagnosticados com esquizofrenia severa. Nesta cirurgia, interrompiam-se as ligações dos lobos frontais ao tálamo e a outras vias frontais associadas. Isso fazia com que os pacientes ficassem mais lerdos, parados, além de reduzir os sintomas externos da doença, principalmente a agressividade e o suicídio. Entre outras coisas, o lobo frontal rege a atenção e a capacidade que um sujeito tem de avaliar as conseqüências de suas ações. Assim, dependendo das lesões ou do funcionamento desta parte do cérebro, a pessoa pode ter mais ou menos impulsividade. Entenderam porque Lula pareceu literalmente lobotomizado?

Li na FSP que Lula reconhece a autonomia da Petrobrás em investir onde ela obtenha retorno, afinal é uma empresa que objetiva o lucro. Ao mesmo tempo, Lula também afirma que tudo o que foi dito antes da reunião dos quatro presidentes, e que foi sacramentado em nota assinada por todos, não tem valor, o que inclui a declaração do presidente da petroleira sobre deixar de aplicar recursos na Bolívia. Dito isto, parece que a autonomia da Petrobrás se dá na medida de um acordo que Lula assinou à sua revelia, corroborando uma quebra de contato do governo boliviano à revelia do governo brasileiro, quebra esta, ao que parece, estimulada pela megalomania de Hugo Chávez. O que diabos está acontecendo afinal? Quem vai nos defender se tomamos dos norte-americanos e latino-americanos? Que festa é esta em que temos que lavar os pratos?

Solidariedade é muito bom, desde que não fique um gosto de cocô na boca de quem é solidário. Não sei qual o gosto que ficou na boca do Lula, mas na boca de quem paga pelo gás consumido diariamente, tenho certeza que vai ser difícil engolir até a saliva. O problema é que ninguém perguntou para ninguém quem queria ser “solidário” ou não e, pior, alguém precisa urgentemente redefinir essa palavra no dicionário, pois eu continuo sem entender o que é que está acontecendo aqui.

Sobre Monica Carvalho
Pelos motores de busca e por um comentário há tempos aqui no meu blog, imagino a quantidade de figuras que acham que o Nina e eu é o blog da modelo que posou nua na revista. Que desilusão ao perceber que a homônima aqui escreve muito sobre cinema, músicas estranhas, política e comunicação social, quando não escreve uns contos ou umas poesias. Aqui, caro leitor, não tem bundinha de fora, nem peitinho à mostra, nem pelos púbicos ou partes depiladas. Mas às vezes, acabo comentando acerca de umas safadezas que acontecem nesse nosso mundo doido de pedra. Algumas delas são mais indecentes que qualquer imagem de revista masculina. Ai, ai, mundo cruel, sobretudo para os internautas necessitados que na busca de uma fotinho pra aliviar as entranhas, têm que tocar o bicho com meus comentários sobre política internacional ou ao som do Tom Zé.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: