Lugares e afetos

Quem me conhece sabe bem o quanto gosto de viajar. Em geral, quando viajo, deixo de pensar nos problemas para desfrutar o novo. Por causa disso, considero viajar uma verdadeira panacéia: cura desde depressão até queda de cabelo. Viajar também é uma ótima religião, pois nos aproxima de nós mesmos e nos liga ao oculto de forma incrível. Volto das viagens sempre com a sensação de que subi mais um degrau espiritual. Juro que não há nenhuma ironia nas palavras acima, viajar é exatamente isto e muito mais pra mim.

Contudo, neste exato momento, em viagem a Portugal, tenho um estranho sentimento de vazio num lugar que amo como minha segunda pátria. (Sou quarenta por cento portuguesa, graças a meu pai. Não posso ser mais que isto, pois meu pai não é mais cem por cento português. Portanto, me poupem de fazer as contas, certo?). Em Portugal já falta muita coisa que não pode mais ser encontrada.

Lisboa parece uma cidade como qualquer outra. Seus encantos se perderam em largas avenidas, edifícios e centros comerciais que podem ser de qualquer capital. Tenho medo de andar mais e descobrir que sua história e tradições também foram integradas à União Européia. A padronização foi feita em todos os níveis de consumo que se possa imaginar: está como em Paris, por exemplo, mas com menos linhas de metrô. Exceto por esta vez que aqui venho, em geral procuro diferenças nos lugares que visito. Mas, mesmo não as procurando, isto me incomoda imensamente, pois nos mínimos detalhes não as encontro. Até o bacalhau com natas que comi no bandejão do Instituo Politécnico me sabia sabe lá a quê. Raios partam esta União Européia, ô pá.

Mas, pior que tudo, Portugal também não tem mais Luís. Eu temia dar-me mais ainda conta disto quando aqui chegasse. Sobre isto prefiro nem falar, não tenho disposição afetiva para tanto. Por este motivo, falta-me até mesmo disposição para viajar por esta terra ou interagir com os que passam por mim. Não reconheço este lugar e a mim mesma…

Sobre Monica Carvalho
Pelos motores de busca e por um comentário há tempos aqui no meu blog, imagino a quantidade de figuras que acham que o Nina e eu é o blog da modelo que posou nua na revista. Que desilusão ao perceber que a homônima aqui escreve muito sobre cinema, músicas estranhas, política e comunicação social, quando não escreve uns contos ou umas poesias. Aqui, caro leitor, não tem bundinha de fora, nem peitinho à mostra, nem pelos púbicos ou partes depiladas. Mas às vezes, acabo comentando acerca de umas safadezas que acontecem nesse nosso mundo doido de pedra. Algumas delas são mais indecentes que qualquer imagem de revista masculina. Ai, ai, mundo cruel, sobretudo para os internautas necessitados que na busca de uma fotinho pra aliviar as entranhas, têm que tocar o bicho com meus comentários sobre política internacional ou ao som do Tom Zé.

2 Responses to Lugares e afetos

  1. muqui diz:

    Quaaaanta desilusão!!! Procure se divertir e esqueça o resto. Esqueça os centros com as largas avenidas – deixe-os apenas para o Congresso – e procure os becos, no interior, em Coimbra, por exemplo, para encontrar a velha Portugal … você a encontrará.
    bj
    muqui

  2. Martins Morim diz:

    Olá, Mónica!
    Antes de mais, esclareço: resposta ao artigo será dado por mail.

    Entretanto, como decidi viajar pelo teu blog, não resisti a dar-te um pouco de ânimo e prometo, se quiseres, mostrar-te lugares desta Lisboa desfigurada – é verdade – mas sempre mulher e mmoça, linda, com seu ar de varina. Já reparaste que seu nome é…feminino?
    … E creio que o bacalhau do Sinal Vermelho já deve ter tido aquele gostinho bem português…com azeite e tudo.
    Enquanto te escrevo, vou ouvindo teus gostos musicais e prometo também que, no dia em que perceber e dominar o mundo dos blogues, terei também música… portuguesa. E até de Lisboa.
    Também gostei de te conhecer.
    Beijo
    Martins Morim

Deixe uma Resposta

