Crônica do "bom texto"

Não se iludam aqueles que recebem um elogio por terem escrito bem um texto. Um bom texto é como um bronzeado de verão.

O bronzeado de verão permanece enquanto há sol para ir à praia. Ele não dura até o verão seguinte. Não me refiro ao bronzeado conseguido à custa de bronzeamento artificial. Falo do bronzeado que se adquire a partir de idas constantes à praia, nos horários em que o sol não esfola a pele. Assim, gradativamente, surge aquele tom dourado, mais claro ou mais escuro, que depende apenas do tom natural da pele.

Da mesma forma é o “bom texto”. Quando escrevemos bem um texto, isto não significa que todos os textos seguintes também o serão. Assim como o bronzeado de verão, o bom texto não transfere ao texto seguinte sua qualidade de bom texto. Isto porque, a qualidade da boa escrita não é “congênita” no escritor. Lembremos que a produção de um bom texto não se dá por mitose.

Embora haja pessoas que me considerem arrogante, ressalto que, receber elogios por ter escrito um bom texto, jamais me levou a pensar que tudo o que eu escrevesse, a partir de então, pudesse ser considerado bom. A cada texto que leio ou escrevo, vejo que ainda falta muito para que eu consiga escrever um texto realmente bom. Por mais leonina que eu seja, elogios não me levam à acomodação. Ao contrário, me levam a crer que algo muito melhor pode ser feito. A arrogância, talvez, se encontre no fato de que eu acredito que sou capaz de fazer algo muito melhor. Afinal, se eu acredito na capacidade de auto-superação dos seres humanos, porque não aplicar esta crença a minha própria vida?

O “bom texto” não é um troféu ou um diploma. Da mesma forma, ele também não é pré-requisito, nem degrau necessário à chegada ao andar superior da boa escrita.

Reparemos no sujeito “sarado” que acabou de sair da academia. Ele está encharcado de suor e fede. Se tivéssemos a oportunidade de vê-lo “malhando” nos aparelhos de musculação, veríamos suas caras e bocas, sinal do esforço físico que precisa fazer para manter-se como objeto de desejo de homens e mulheres. Contudo, se ele parar de se exercitar por três meses seus bícepes e trícepes perdem o vigor que tinham antes.

Eu estou pálida, com aquela cor “morena” amarelada que todos conhecem. Meus músculos estão vazios de sentido: se eu não me cuidar, meus joelhos vão começar a doer novamente. Meu texto ainda precisa ser exaustivamente “malhado” para que chegue perto do que eu considero realmente uma boa escrita. Mas, não vou pedir-lhes desculpas pelo fato de acreditar que posso conseguir um lindo bronzeado de verão, deixar meu corpo em forma ou escrever o melhor texto da minha vida.

Sobre Monica Carvalho
Pelos motores de busca e por um comentário há tempos aqui no meu blog, imagino a quantidade de figuras que acham que o Nina e eu é o blog da modelo que posou nua na revista. Que desilusão ao perceber que a homônima aqui escreve muito sobre cinema, músicas estranhas, política e comunicação social, quando não escreve uns contos ou umas poesias. Aqui, caro leitor, não tem bundinha de fora, nem peitinho à mostra, nem pelos púbicos ou partes depiladas. Mas às vezes, acabo comentando acerca de umas safadezas que acontecem nesse nosso mundo doido de pedra. Algumas delas são mais indecentes que qualquer imagem de revista masculina. Ai, ai, mundo cruel, sobretudo para os internautas necessitados que na busca de uma fotinho pra aliviar as entranhas, têm que tocar o bicho com meus comentários sobre política internacional ou ao som do Tom Zé.

One Response to Crônica do "bom texto"

  1. Anonymous diz:

    Quem te chamou de arrogante?? Queeeeeemmmmm?
    Com certeza não te conhece bem e nem se deu ao trabalho. De fato não sabe se bronzear e com certeza vive na tua sombra.
    Bom Portugal pra vc.
    bj
    Muqui

Deixe uma Resposta

