Região das Beiras

Divide-se em Beira Alta, Beira Baixa e Beira Litoral. Meu pai nasceu na Beira Alta, em uma aldeia que pertence ao concelho de Tábua, distrito de Coimbra — distritos são como os estados no Brasil. Por morar em Coimbra, fica mais fácil explorar a região, que é povoada por castelos. Uns estão em mau estado, já outros estão muito bem. Descobri que, por causa do verão, os castelos têm ficado abertos ao público até às oito ou nove horas da noite. Em seu interior, é comum também haver festivais medievais, com feiras e espetáculos de dança, teatro e música para reviver a fase áurea dos castelos.

Entrada do Castelo de Montemor-O-Velho

Há duas semanas, fui ao castelo de Montemor-O-Velho. Já o conhecia, mas nunca tinha entrado. O estado dele não é assim grande coisa, mas vê-se que era bem grandioso. Para além de um castelo trata-se de uma fortificação, protegida, inclusive, dos que tentavam invadir a região por mar. Apesar de o entorno do castelo estar cercado por terra, soube que outrora o mar chegava ali pertinho.

Nesse mesmo dia, visitei Soure e Penela, que, com Montemor-O-Velho, protegiam a cidade de Coimbra. O castelo de Soure praticamente não existe, restam apenas algumas paredes mal conservadas de um lugar que mais parece ter sido uma casa grande em pedra. Já Penela é bem diferente. Recomendo uma visita ao site da Cãmara Municipal de Penela, para que se tenha uma idéia de como o lugar está bem cuidado. Não apenas o castelo é muito bonitinho como a cidade que o cerca está conservada num padrão estético semelhante.

Castelo de Trancoso, que fica no interior da cidade amuralhada

No último domingo conheci Trancoso e Linhares da Beira. Trancoso já é uma cidade maior e neste fim de semana houve as comemorações pelo casamento de Dom Diniz e a Rainha Santa Isabel. Eles se casaram em Barcelona, no dia 11 de fevereiro de 1288, mas celebraram a boda na cidade de Trancoso, no dia 26 de junho. O que eu vi, na verdade, foi uma grande feira no interior da cidade muralhada. Havia apresentações musicais, pessoas vestidas com roupas medievais, espetáculos com bandeiras, barraquinhas vendendo chouriças e artesanatos. Foi engraçado ver aquilo.

O pequeno castelo de Linhares da Beira

Linhares da Beira fica bem fora da estrada principal que lhe dá acesso, a Estrada das Beiras. Talvez por isso, Linhares pareça uma cidade-fantasma. Impressionate como parece estar abandonada. Além disso, lá venta muito. Não é por acaso que costuma-se fazer parapente naquele lugar. Foi um pôr-de-sol um bocado frio com toda aquela ventania. O castelo já estava fechado e se eu vi mei-dúzia de seres humanos no lugar, acho que foi até muito.

Em breve quero voltar a Penedono, ainda nas Beiras, um pouco acima de Trancoso. Há quase 14 anos visitei o castelo, que, para mim, ainda é o castelo em melhor estado de conservação que já vi em Portugal. Veremos então se ele ainda continua assim.

Sobre Monica Carvalho
Pelos motores de busca e por um comentário há tempos aqui no meu blog, imagino a quantidade de figuras que acham que o Nina e eu é o blog da modelo que posou nua na revista. Que desilusão ao perceber que a homônima aqui escreve muito sobre cinema, músicas estranhas, política e comunicação social, quando não escreve uns contos ou umas poesias. Aqui, caro leitor, não tem bundinha de fora, nem peitinho à mostra, nem pelos púbicos ou partes depiladas. Mas às vezes, acabo comentando acerca de umas safadezas que acontecem nesse nosso mundo doido de pedra. Algumas delas são mais indecentes que qualquer imagem de revista masculina. Ai, ai, mundo cruel, sobretudo para os internautas necessitados que na busca de uma fotinho pra aliviar as entranhas, têm que tocar o bicho com meus comentários sobre política internacional ou ao som do Tom Zé.

One Response to Região das Beiras

  1. Bia K. diz:

    saudades
    Dia 14 vou para a Anpuh de São Leopoldo e depois as Missões. bjocas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: