Cinema e retrato de Portugal

Desde que vim para Portugal tento me manter em dia em relação às estréias cinematográficas. Costumo ir ao cinema pelo menos uma vez por semana. O preço é sempre menor que no Rio de Janeiro, de €$4 a €$5,50. No entanto, não é de hoje que reparo que a grande maioria das pessoas por aqui não liga muito para cinema. Houve vezes em que assisti a filmes sozinha e se não fosse por estar em Coimbra, eu talvez tivesse desistido por medo.

Pois bem, hoje estou lendo a publicação Retrato Territorial de Portugal – 2005, do Instituto Nacional de Estatística, que, entre muitas coisas, trata do tema “écrans por habitante”. Vê-se que de 2003 para 2004 houve aumento de salas de cinema, assim como de sessões. No entanto, a procura vem diminuindo e chegamos a uma taxa de ocupação que de modo geral não ultrapassa 25%.

A maior parte dos municípios com salas de cinema (115 dos 158) registaram taxas de ocupação inferiores a 25% e ainda em 26 municípios as taxas não chegaram a 10%.

Os números mostram bem aquilo que eu já tinha percebido. Resta saber o porquê. Ou os portugueses preferem ficar comendo bacalhau com batatas diante da TV ou o consumo de bens culturais por aqui ainda deixa muito a desejar, já que, mais a frente, vê-se que o mesmo acontece com a taxa de visitas aos museus.

Sobre Monica Carvalho
Pelos motores de busca e por um comentário há tempos aqui no meu blog, imagino a quantidade de figuras que acham que o Nina e eu é o blog da modelo que posou nua na revista. Que desilusão ao perceber que a homônima aqui escreve muito sobre cinema, músicas estranhas, política e comunicação social, quando não escreve uns contos ou umas poesias. Aqui, caro leitor, não tem bundinha de fora, nem peitinho à mostra, nem pelos púbicos ou partes depiladas. Mas às vezes, acabo comentando acerca de umas safadezas que acontecem nesse nosso mundo doido de pedra. Algumas delas são mais indecentes que qualquer imagem de revista masculina. Ai, ai, mundo cruel, sobretudo para os internautas necessitados que na busca de uma fotinho pra aliviar as entranhas, têm que tocar o bicho com meus comentários sobre política internacional ou ao som do Tom Zé.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: