A CIA e a derrubada de governos

Ex-agente da cia: como os Estados Unidos financiam a derrubada de governos que atrapalham
Publicado em 26 de março de 2008 às 20:16, em Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

No dia 22 de março de 2005 o site Venezuelanalysis.com publicou uma entrevista com o ex-agente da Central de Inteligência Americana (CIA) Philip Agee. Agee morreu em janeiro deste ano. Ele deixou a CIA em 1967, alegando que estava desiludido com o trabalho. “Eu comecei a me dar conta que o que eu e meus colegas estávamos fazendo na América Latina era continuação de quase 500 anos do mesmo, exploração, genocídio e assim por diante.”

Inside the Company: CIA Diary é o livro que ele escreveu sobre a carreira de espião. Agee também montou uma publicação, Covert Action Quarterly, para expor as operações da agência. A CIA é uma imensa burocracia dedicada a produzir os resultados que os Estados Unidos não conseguem produzir com diplomacia ou não consideram vantajoso produzir através de intervenção militar direta ou bloqueio econômico aberto.

Na América Latina só Cuba tem um serviço de informação à altura. O DISIP, da Venezuela, era um importante aliado da agência americana e prestou alguns serviços importantes, especialmente no combate aos sandinistas da Nicarágua. Mas, com a ascensão de Hugo Chávez, o DISIP foi desmantelado.

A íntegra da entrevista está no blog de Luiz Carlos Azenha

Sobre Monica Carvalho
Pelos motores de busca e por um comentário há tempos aqui no meu blog, imagino a quantidade de figuras que acham que o Nina e eu é o blog da modelo que posou nua na revista. Que desilusão ao perceber que a homônima aqui escreve muito sobre cinema, músicas estranhas, política e comunicação social, quando não escreve uns contos ou umas poesias. Aqui, caro leitor, não tem bundinha de fora, nem peitinho à mostra, nem pelos púbicos ou partes depiladas. Mas às vezes, acabo comentando acerca de umas safadezas que acontecem nesse nosso mundo doido de pedra. Algumas delas são mais indecentes que qualquer imagem de revista masculina. Ai, ai, mundo cruel, sobretudo para os internautas necessitados que na busca de uma fotinho pra aliviar as entranhas, têm que tocar o bicho com meus comentários sobre política internacional ou ao som do Tom Zé.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: